::THAI MASSAGEM NA FIBROMIALGIA


por Diego Carlos Marquete

A fibromialgia é uma síndrome que apresenta sinais e sintomas, sendo caracterizada principalmente pela dor crônica sentida em várias partes do corpo. Alguns sintomas comuns também são distúrbio do sono (sono não reparador), fadiga, quadro emocional depressivo, palpitação, micção frequente e cólon irritável.

De predisposição genética e causa não definida, a doença apresenta alterações neuroendócrinas, neurosensoriais - o que torna os pacientes mais sensíveis à dor -, e alteração de neurotransmissores responsáveis pela inibição da dor, como dopamina, serotonina e norepinefrina. Essas alterações deflagradas geralmente por um trauma físico ou emocional acarretam surgimento da dor e demais sinais da fibromialgia.

A intervenção terapêutica se baseia na diminuição da dor e inclui também medidas voltadas ao condicionamento físico (alongamento, força, flexibilidade, respiração), relaxamento, melhora da qualidade do sono, terapia nutricional e psicológica. Não há um tratamento exclusivo para a doença, mas diversas atuações terapêuticas, medicamentos, fisioterapia, exercícios aeróbicos, massagem e outros focadas na atenuação ou eliminação dos sintomas, corpo e mente.

A thai yoga é uma intervenção auxiliar no tratamento da fibromialgia. Auxilia massageando os pontos de dor e alongando os grupos musculares passivamente, proporcionando diminuição da dor, relaxamento muscular, desativação de pontos dolorosos, aumento da flexibilidade, melhora da respiração, liberação de endorfinas - proteínas responsáveis pela sensação de alívio e bem-estar no corpo -, liberação da miofáscia - o que gera sensação de leveza nos movimentos e nos músculos -, liberação de serotonina - molécula que regula o sono -, aumento da flexibilidade e energia, gerando bem-estar, alegria e autoestima.

Por ser um paciente que apresenta maior sensibilidade à dor, o terapeuta em thai yoga deve nas primeiras sessões utilizar pressões suaves e alongamentos leves, progredindo gradualmente.

#THAIYOGA #FIBROMIALGIA #DORES #CANSAÇO

235 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean