::THAI HERBAL, TERAPIA MANUAL, FITOTERAPIA E OS BENEFÍCIOS FÍSICOS E EMOCIONAIS


por Diego Carlos Marquete

A maioria das pessoas está familiarizada com ervas que acrescentam sabor a seus alimentos; como manjericão, salsa, alecrim, hortelã, orégano e cor como o caso da cúrcuma. Ervas e plantas no entanto, têm sido utilizadas há milhares de anos em diversas culturas para tratar doenças e evidências arqueológica mostram que até mesmo os homens pré-históricos usavam plantas para sanar seus males. Hoje, a Organização Mundial de Saúde estima que 80% da população mundial tira proveito de alguma forma de medicina herbal para os diferentes problemas de saúde diários.

- Aroma, o cheiro das ervas e sua influência na saúde

Os aromas são na história um método de tratamento amplamente estudado. O olfato possui comunicação direta com o hipocampo, área do cérebro que armazena memórias e é responsável pelos comportamentos emocionais. Os nervos olfativos transmitem sinais diretamente a este sistema, gerando respostas que auxiliam acalmando, estimulando, ajudando a dormir ou intensificando o apetite durante a refeição.

As ervas além de curar por seus ativos, curam pelo cheiro que exalam. Jasmim e lavanda melhoram o humor e diminuem as crises depressivas, o cheiro do capim-limão acalma, a ponto de dar sono e junto com o gengibre melhora a respiração. O perfume das plantas podem aliviar o estresse e estimular sorrisos.

- Thai Herbal Massagem, um sistema tailandês de cura

Luk Pra Kob ou em seu nome ocidentalizado, thai herbal massagem, é uma terapia de origem compreendida na região que atualmente se encontra a Tailândia, influenciada por conhecimentos antigos da fitoterapia que ali se desenvolveram.

A técnica emprega bolsas que no ocidente comumente são chamadas de pindas, preenchidas com ervas que aquecidas são aplicadas diretamente sobre a pele durante uma sessão de massagem. Gengibre e outras raízes da mesma família são muito aproveitados no método por oferecer alívio a dores musculares e embora a mistura destas ervas sirva para aliviar tensão muscular, dores crônicas e estimular a circulação sanguínea, proporciona um efeito relaxante e revigorante não somente para o corpo mas também para a mente.

- O curso de thai herbal massagem

O curso de thai herbal massagem a ser ministrado em Leopoldina em 18 e 19 de julho explora o conhecimento acerca das principais ervas utilizadas pelo sistema tailandês, indicação e contraindicação, confecção das compressas, escolha das ervas por patologia a ser abordada e baseado no desequilíbrio da teoria dos elementos, a influência emocional nos desequilíbrios físicos e as ervas indicadas para cada emoção além dos principais pontos do corpo a serem aplicadas as compressas e sequência da técnica.

- O formato do curso

O curso será intensivo e durante três turnos no primeiro dia e manhã e tarde no segundo dia. Será oferecido apostila da técnica e bolsa de pano. A formação se dará em espaço fora da cidade, no interior de Leopoldina no sítio Recanto Holístico. O espaço irá oferecer agregado ao curso local para dormir e as refeições a serem efetuadas durante o curso. Dois almoços, um café da manhã e 1 jantar, além de coffee-break.

::Curso THAI HERBAL MASSAGEM . LEOPOLDINA Data: 18 e 19 de julho

Local: Recanto Holístico - Sítio de Yoga e Terapias Holísticas

Contato: (32) 98841.4325 - e-mail: diegomarquete@yahoo.com.br

#THAIMASSAGEM #thaiHerbal #thaiyogamassagem

459 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean