::Os sabores e suas propriedades, segundo o conhecimento tradicional tailandês


Na medicina oriental os sabores dos alimentos constituem propriedades utilizadas para auxiliar no controle de desequilíbrios e na promoção de bem-estar e saúde. O conhecimento médico tailandês admite diferentes sistemas de divisão dos sabores quando analisados aspectos como os efeitos internos, a influência nas linhas de energia, a reação de temperatura no corpo, os estímulos nas regiões do corpo e na associação com o paladar.

Iremos neste texto analisar seis sabores, seus exemplos e suas indicações de acordo com a visão terapêutica tailandesa.

1. Doce – Sabor utilizado para tratar desequilíbrios e nutrir o elemento Terra, o sabor doce atua na constituição. Sua relação é com o intestino grosso, o qual permeia e estimula o funcionamento quando ingerido em equilíbrio. A ingestão do sabor é indicada para tratar mal-estar geral e fornecer energia física e mental para as atividades do dia-a-dia, além de produzir sensação de contentamento e prazer. Como exemplos do alimento temos melancia, coco, tâmaras, manga, açúcar, mel, leite, cana-de-açúcar, abacaxi. Algumas contraindicações devem ser levadas em conta como diabetes, icterícia, problemas linfáticos e presença de muco.

2. Salgado – Relacionado ao elemento terra, é um mantenedor do funcionamento das estruturas ligadas a este elemento. O sal preserva os tecidos, expectorante, diminui o espessamento do catarro, elimina gordura das paredes do intestino e muco do cólon. Laxativo, é indicado em condições de fezes secas. Nutre as linhas de energia (Sen), diminuem a ansiedade e, segundo o conhecimento tradicional tailandês, quando utilizado em equilíbrio é benéfico para tendões, ligamentos, nervos e no estímulo dos circulação sanguínea. Exemplos de alimentos associados ao sabor salgado são: folha de cebola, sal, frutos do mar, castanhas, algas, ostras.

3. Picante – Tonifica o elemento fogo e trata desequilíbrios do elemento vento, estimulando o movimento do mesmo. Indicado para dores abdominais, flatulência, indigestão, aperto no peito devido à angustia. Estimula o sangue menstrual, promove transpiração, clareza mental e é indicado para boa saúde dos ossos e formação de novas células sanguíneas. Exemplos do alimento são: alho, manjericão, cânfora, cravo, gengibre, pimenta do reino, pimenta longa e flores de bela Emília. Contraindicado em casos de febre, inflamações dos olhos e presença de doenças infecciosas.

4. Amargo – Tônico para o sangue e para a bile, estimula o apetite e trata desequilíbrios do elemento Água. Alimentos amargos reduzem a febre e ajudam em casos de desidratação. São exemplos de alimentos amargos o guduchi, erva muito utilizada na Ásia, neem, melão amargo, folhas verdes amargas como rúcula, couve, radiche, dente de leão; casca de limão e cássia siamesa. Alimentos amargos devem ser evitados em casos de dor intestinal ou inchaço do abdômen e usados com moderação caso problema cardíaco.

5. Azedo – Alimentos azedos purificam o elemento Água e são eficientes para remoção de muco e alívio da tosse. Purificam o sangue e aliviam a sede, expelem toxinas, purgantes, estimulam o intestino delgado. São indicados para aumentar a concentração e contraindicados na presença de diarreia e como alguns exemplos destes alimentos temos o limão kaffir, limão, chá de sene, carambola, vinagre, queijo, tomate, laranja e tamarindo.

6. Adstringente – Alimentos adstringentes auxiliam na recuperação de feridas, tratam diarreia e disenteria. Diminuem a presença de muco, infecções e interrompem sangramentos. Acalmam irritabilidade e nervosismo. Exemplos destes alimentos são as folhas de chá verde, casca de romã, mangosten, tamarindo, banana verde, goiaba verde e cúrcuma. São contraindicados em caso de flatulência, indigestão e fezes secas.

#thaitradicionalmedicine #thaiherbal #thaipharmacy #massagemthai #Thaimassagem #saboresemedicinathai

78 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean