::Thai Massagem na dor lombar de origem visceral e melhora da função intestinal


“Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, curaram as tuas doenças.” (Hipócrates)

A dor lombar na maioria das vezes possui fatores desencadeantes que estão além da musculatura lombar. Além do forte componente emocional associado, o desconforto lombar pode ter origem em vísceras abdominais ou pélvicas, que irritadas ou inflamadas irradiam dor para as costas.

O corpo humano é um todo indivisível, e dores ou “mau-funcionamento” de órgãos abdominais e pélvicos podem também ser decorrentes de tensões sobre a medula espinhal, musculatura toracolombar e outros tecidos, como as restrições na membrana que suporta os órgãos viscerais, chamada de mesentério.

O mesentério é um órgão que entre suas funções, prende os intestinos à parede abdominal, irriga as vísceras e inerva as mesmas. Apesar de servir para suportar e posicionar entranhas como os intestinos, ele possui certo movimento ou capacidade de se distender para permitir a perfeita atividade das vísceras.

Quando o mesentério é levado a um estado de tensão, sofrendo estresse na sua viscoelasticidade (capacidade de distender e voltar à posição de origem), como a chamada “força de arrasto”, que comprime a região abdominal, desencadeia disfunções nos órgãos abdominais e possíveis dores referidas em outras partes do corpo como na lombar.

Palpado o abdômen e percebido tensões, deve se reestabelecer o relaxamento na área tratando os quadrantes em que localizamos o colón ascendente, região do fígado e estômago, cólon descendente, cólon sigmoide e intestino delgado, movendo estas vísceras na direção da linha média do corpo (cicatriz umbilical).

Para tal terapêutica o profissional em thai massagem utiliza pressão palmar, pressão com o polegar ou demais dedos e em certos momentos e áreas o cotovelo pode ser utilizado. A pressão exercida deve ser mantida pelo tempo de sessenta (60) a noventa (90) segundos e o paciente ajuda no emprego da técnica com a respiração, soltando o ar lentamente no momento em que a compressão é exercida.

Tal terapêutica da thai massagem auxilia nos casos de dor lombar de origem visceral, dores de cabeça por mau funcionamento intestinal, melhora da postura por relaxar o abdômen e alongar a cadeia postural anterior, constipação e síndrome do cólon irritável.


117 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean