::A influência do intestino no sono e no controle da dor


Dormir bem, evacuar bem, hidratar-se bem, sorrir bem e exercitar-se bem, são tópicos essenciais para a manutenção e promoção da boa saúde e equilíbrio do corpo segundo a tradicional medicina tailandesa.

Inúmeros distúrbios e desequilíbrios estão associados a noites de sono mal sucedidas, falta de água no organismo, funcionamento intestinal deficiente, irritabilidade, escassez de sorrisos além da falta ou até mesmo excesso de exercícios físicos.

Estes princípios estão interligados. Um influenciando e sendo influenciado pelo outro, funcionando em conjunto. Sono, humor e disposição para atividade física são influenciados pelo funcionamento intestinal, assim com tais condições influenciam os intestinos.

Desde longa data o intestinos recebem na medicina oriental privilegiada atenção e muitas vezes é dito que neles se iniciam os desequilíbrios. O intestino, conhecido como segundo cérebro do nosso corpo, por abrigar uma quantidade enorme de neurônios, é o local onde se fabrica aproximadamente 80% da serotonina existente no organismo; um neurotransmissor responsável por sensação de bem-estar, humor, apetite sexual, controle do sono entre outras funções.

Não só a serotonina como mais de três dezenas de neurotransmissores são fabricados nos intestinos, influenciando vários processos do organismo, além da estreita comunicação entre o órgão e o cérebro, fazendo com que processos originados em um, influencie o outro.

Indivíduos com doenças crônicas envolvendo o cérebro, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, enxaqueca e outras, costumam apresentar deficiências no funcionamento intestinal, seja constipação, síndrome do cólon irritável, enjoos ou outros problemas associados.

Insônia e dificuldade para dormir também podem ser associadas aos intestinos e na medicina tradicional tailandesa, relaciona-se a insônia a dois órgãos, intestino grosso e pulmão. Lemos acima que o intestino influencia o sono através da liberação de um neurotransmissor que o regula, a serotonina. Um déficit na saúde intestinal afetará a síntese de serotonina, comprometendo assim o sono. Isso pode acontecer, por exemplo, quando ingerimos muitos alimentos com conservantes, destruindo bactérias importantes para o intestino e causando constipação.

Com o sono deficiente, ou dificuldade para dormir, o pulmão é afetado e a troca gasosa que deveria acontecer durante a noite (Oxigênio por Gás Carbônico) é menor, fazendo o corpo acumular Gás Carbônico (Co2) em seus tecidos. O acúmulo de Co2 nos tecidos ocasiona sensibilidade e dor, seja muscular, visceral ou de cabeça.

O reequilíbrio deste quadro através da thai massagem inicia liberação visceral, sobretudo do intestino grosso e da região no abdômen do elemento vento, relacionado aos órgãos do pulmão e intestino, assim como o estímulo da linha de energia ligada a estes. O uso de calor e ervas também é utilizado, e noções de reeducação e dicas de cuidados diários como ingestão maior de líquidos ou de alimentos como Kiwi, Caqui, Água de Coco e Ameixa Preta são sugeridas a quem recebe o atendimento.

A thai massagem avalia o todo, podendo ser empregada para o simples relaxamento bem como para auxiliar em questões de maior atenção. Por ter movimentos que contemplam o corpo em todas suas estruturas, beneficia os pilares da boa saúde: funcionamento dos órgãos, sono, humor e disposição para as atividades físicas. www.diegomarquete.com

#thaimassagemavançado #diegomarquetethaimassage #advancedthaimassage #thaiyogamassage #itmthaimassage #thaimassage #Thaimassagem #abdominalthaimassagem

149 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean