:: Dor de Cabeça associada a Sen Sumana e a anteriorização da cabeça


Sumana é uma linha que corre pela parte anterior do corpo, saindo de uma distância de dois dedos superior ao umbigo e se direcionando até a parte inferior da língua, dividindo o tronco em duas porções: direita e esquerda; estabelecendo assim a existência de uma linha média central.

As restrições, os bloqueios e a falta de energia que venham a afetar a linha média central, alteram a relação da cabeça com o tronco (relação entre os ossos do esterno e zigomático), anteriorizando a cabeça.

A anteriorização da cabeça pode causar inúmeros problemas como processos degenerativos nas articulações cervicais, por aumentar o peso suportado pela cervical. O peso normal da cabeça (5kg) sobre a cervical dobra a cada 2,5 cm que a cabeça se desloca à frente.

O desequilíbrio da linha Sen Sumana afeta cabeça, pescoço e peito gerando problemas respiratórios, encurtamentos dos músculos que participam da respiração, desequilíbrios da curvatura cervical, dores de cabeça, insônia, bruxismo e compressão de órgãos devido as alterações da postura.

A anteriorização da cabeça desencadeada pelo desequilíbrio em Sen Sumana comprime tecido nervoso na região occipital e entre as primeiras vértebras cervicais gerando dor de cabeça. Por isso, para o tratamento da dor de cabeça é necessário o trabalho na linha anterior diminuindo as forças de tensão que “puxam” a mandíbula e a “cabeça” à frente da linha do peito.

Equilibrando esta relação não somente as dores de cabeça irão diminuir como também haverá melhora da atividade respiratória e do sono, visto que, dores de cabeça matinais, sentidas acima dos olhos estão muito ligadas a uma respiração deficiente durante o sono, a qual acumula CO² nos tecidos e provoca dor.

O trabalho na linha é feito com suavidade, respeitando a sensibilidade do paciente e associado a respiração. Após a liberação miofascial da linha são alongados os músculos que se direcionam a ela, como peitoral maior e menor. Podemos exemplificar a terapêutica como abrir o “peito” e crescer a “coluna” o que biomecanicamente auxiliará no reposicionamento da cabeça, alongamento da linha Sumana e equilíbrio da mesma.

Somente após o trabalho de liberação dos tecidos da região anterior é que atuamos nos pontos gatilhos da cervical, nuca e cabeça, tratando a dor de cabeça associada a linha Sen Sumana.

A linha Sen Sumana está ligada ao elemento vento que rege os órgãos pulmão e intestino grosso, sendo importante as técnicas viscerais no intestino para auxiliar no equilíbrio do elemento e assim facilitar a manipulação da linha e o tratamento da dor de cabeça.

#advancedthaimassage #thaimassagemavançado #thaiyogamassage #thaimassage #itmthaimassage #sumanathaimassagem #thaimassageheadache #thaimassagemnadordecabeça

75 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean