top of page

Meditação e a atenção plena


A prática da meditação deve ser constante para os terapeutas de thai massagem. Ela consiste não apenas numa atividade para acalmar a mente, mas sim numa conexão com a energia vital e com o Interno. A meditação tem o poder de remover o cansaço, a falta de disposição, a sensação energética de peso e esgotamento, fornece alegria interior ilimitada, fortalece o corpo e aumenta a capacidade de trabalho do profissional em thai massagem.

Pode ser importante no início para o praticante, um local com a menor quantidade de ruídos possível. O segredo da meditação está na mente que se concentra cada vez mais em cada vez menos coisas, e podemos utilizar para isto a respiração, como instrumento de percepção do interno. Entrar em contato com o Interno, cura. Trata cansaço, tristeza, desânimo, ansiedade, dores de cabeça. Fornece energia, essencial para as atividades do dia-a-dia; fornece alegria e gratidão por todas as formas de existência.

No budismo theravada, existem duas formas de meditação. A primeira é a concentração. Quando praticamos a concentração, este exercício aos poucos vai aumentando a nossa capacidade de percepção e atenção plena em um objeto. Nos atendimentos de thai massagem, este objeto é nosso paciente.

O exercício de concentração pode ser iniciado com o auxílio da respiração. Sentamos e prestamos atenção na respiração. A coluna ereta é muito importante. Podemos escolher duas palavras ou duas pequenas frases como: Inspirando, expirando ou inspirando eu sei que estou inspirando; expirando, eu sei que estou expirando. Com os olhos fechados, vamos respirando e repetindo as frases, associadas ao ato respiratório. Pode acontecer de sua mente se perder, levada por uma lembrança ou sentimento. Não lute contra ou desista, pensamentos são como nuvens, vem e vão, contemple. Permaneça sentado e retorne sua mente ao exercício, assim que puder. Inicie sua prática com um tempo de 10 minutos e aos poucos aumente o período. O ideal é praticar 30 minutos diários. Há quem pratique mais, e isso é maravilhoso.

A meditação de concentração nos auxilia a sermos presentes. Tich Nhat Hanh, monge vietnamita coloca que o melhor presente que podemos dar a alguém, é nossa presença. Na meditação, somos um presente à nós mesmos, treinando para sermos presente a todos.

Uma sessão de thai massagem é extremamente mais efetiva, quando há a real presença do profissional, em estado meditativo, concentrado, agindo de acordo com sua percepção, sem mecanicismos. Em estado de silêncio meditativo, com atenção plena, ele pode perceber restrições musculotendíneas, o fluxo do vento, as respostas emocionais e respostas energéticas, muito além da racionalização. A atenção plena diminui o ego, torna o atendimento uma fonte de alegria para quem faz e para quem recebe, potencializa o processo de cura.

A prática da meditação, assim como a prática diária de reverenciar os mestres, Buda, Shivago e outros de sua preferência, é extremamente positiva para a saúde física, mental e energética. Não conheço ninguém na Tailândia que não adote esta rotina para proteção do seu corpo e do espaço de atendimento.

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page