::Nuad Thai, a massagem thai e as dores lombares


Nuad thai, a  massagem thai, possui origens que remontam a épocas distantes e conectam as antigas práticas e teorias médicas desenvolvidas na Índia e China como influenciadoras. É muito difundida a ideia de que a China influenciou com o herbalismo e a localização de pontos da acupuntura, enquanto a Índia, que segundo algumas fontes, teve a sua antiga medicina difundida pelo sudeste da Ásia por monges, ofereceu bases teóricas sobre os elementos, linhas de energia, herbalismo e outros conhecimentos, os quais foram creditados a um antigo médico, contemporâneo de Buda Sakyamuni e considerado atualmente na Tailândia como “Pai da Medicina Tailandesa”, Dr. Shivago.

As raízes históricas, a religião, o misticismo e a interação de informações médicas dos diversos povos que circularam pelo território que hoje forma a Tailândia, conferiram os pilares que norteiam os conhecimentos aplicados na thai massagem e ditaram os protocolos de atendimentos, gravados em pedras e dispostos nas paredes do templo de Wat Pho em Bangkok, para os diferentes desequilíbrios.

É sabido nestas inscrições, que as dores lombares, em muitas de suas vezes, não estão na lombar, podendo ser originadas pelo desequilibro de outras partes do corpo como a cabeça, o tronco e os pés, assim como dos órgãos e vísceras abdominais, região aonde reside nossas emoções, de acordo com a filosofia médica oriental.

Além do trabalho corporal de pressionar pontos e alongar músculos ao longo do corpo, realizado na thai massagem, o terapeuta manipula intestino, fígado, estômago e outros órgãos, para assim impulsionar o fluxo de energia interna, possivelmente bloqueado e proporcionado desta forma a melhora física, emocional e funcional do paciente. Quando analisado as dores lombares do ponto de vista de origem mecânica, sabe este, os pontos descritos pelos antigos diagramas e da importância em diminuir as tensões da musculatura lombar, alongar ísquiostibiais, tendão do calcâneo e fáscia plantar.

Comumente, indivíduos que tem como queixa dor lombar, apresentam encurtamento de ísquiostibiais, rigidez do tendão do calcâneo e tornozelo e, uma sola do pé dolorida e tensa. Diminuir a tensão do tendão do calcâneo, influencia na melhora da condição da sola do pé, relaxando a fáscia plantar e músculos desta região; inicia um trabalho de liberação da cadeia muscular posterior e confere aumento da mobilidade do tornozelo, o que influencia o quadril.

Um tornozelo tenso é sinal de um quadril com pouca mobilidade e muita tensão. Logo, o aumento da mobilidade do tornozelo, favorece o quadril e a diminuição da tensão na articulação, auxiliam no relaxamento dos tecidos moles que a integram, como a musculatura glútea, influenciadora de dores lombares e do quadrado lombar, que se insere no osso do quadril.

Concomitante a este trabalho distal, o terapeuta em thai massagem, atua diretamente sobre a região dolorida, como o quadrado lombar, aonde é sabido a existência de pontos gatilhos, os quais através de técnicas de pressão, são abordados.   

Mais do que um punhado de alongamentos e pontos, a thai massagem constitui um saber profundo, que analisa o indivíduo em sua totalidade, física, emocional e funcional, buscando, diante do mais simples desequilíbrio como “um cansaço”, entender a origem da mazela e influenciar o fluxo de energia para que o corpo disfrute de vitalidade e motivação.

31 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean