Thai Massagem, origens e influências

por Diego Carlos Marquete

A medicina tradicional tailandesa possui diversas ramificações, dentre elas, a terapia manual, que se exemplifica em várias técnicas, sendo a mais conhecida nos dias atuais a massagem thai ou Nuad Thai. Uma técnica aplicada com roupa e que utiliza como principais manobras terapêuticas a pressão de pontos e a execução de alongamentos.

Porém, mais do que um “punhado” de alongamentos, técnicas de pressão de pontos e manobras, a técnica thai, denominada em seu nome ancestral como Nuad Boran, constitui uma “escola do pensar”, onde o cuidado para com o próximo é apresentado como uma sutil e grata oportunidade de evolução através da reflexão.

Historicamente, são tidos como influenciadores da medicina tailandesa, os conhecimentos médicos advindos da Índia e da China, devido o movimento da religião, origem dos povos e trocas comerciais. Apesar, das diferentes teorias sobre a chegada do budismo na Tailândia, a citada no Mahavamsa, livros budistas do Sri Lanka, constituem uma das versões mais aceitas, remetendo ao período do imperador indiano Ashoka (274 a 232 a.C) durante o século 3 a.C.

Contam os livros soberano Ashoka enviou missionários budistas para as nove partes do mundo, conhecidas naqueles tempos, estes monges levaram não somente a crença religiosa, mas também conhecimentos médicos, baseados na ciência indiana do ayurveda e da ioga. Esta medicina advinda da Índia criou as bases nas quais a medicina tradicional tailandesa se apoia, mesclando-se claro, as crenças e práticas do povo local da época.

A evolução do conhecimento associou a medicina chinesa, que chegou ao antigo território que constitui o país atual, graças a imigração de povos da antiga China para o jovem estado que se formava ao sul e que hoje constitui a Tailândia, assim como relacionado as passagens comerciais por aquela região.

Documentos de origem chinesa indicam um povo que vivia entre os vales fluviais e subsistia do cultivo do arroz e da pesca durante o século VI a.C. Estes documentos presumem que o povo Thai originou-se destas pessoas, as quais habitavam a região sul do rio Yangtze, região atual de Yunnan e eram conhecidos com o nome de povos Yuan. Yunnan foi uma região colonizada por diversas tribos até o século VII quando então se estabeleceu como o reino Nanzhao, um reino próspero na agricultura e devido a riqueza de sua flora, muito contribuiu para com a medicina chinesa, sendo o berço de 60% das ervas utilizadas pelas fórmulas herbais da medicina tradicional.

Estas influências formam o cerne da thai massagem e da medicina tradicional tailandesa. Há sem dúvida, diversas características exclusivas advindas de outros tópicos da cultura que desenvolveu na Tailândia ao longo dos anos, mas, os conceitos das linhas de energia, a localização de pontos, a indicação de determinadas ervas em determinados casos e as manobras de alongamento que se assemelham à posturas de ioga, revelam similaridades entre as terapias manuais tailandesas e as produções de saberes de duas das mais importantes culturas da Ásia, fazendo da China e da Índia, os principais países que influenciaram a thai massagem em sua estruturação.

32 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean