::Anamnese - Conhecendo o paciente e o desequilíbrio que o afeta


A anamnese é uma importante etapa do atendimento do indivíduo que procura o trabalho de um terapeuta manual. É durante a anamnese que avaliamos quem atendemos e criamos uma ideia de quais serão as etapas e os objetivos a serem seguidos e atingidos.imples ou mais complexo o atendimento, é indispensável que se façam perguntas do tipo “onde dói”; “quanto tempo dói”; “você tem algum problema na coluna ou no corpo”. Perguntas como estas fazem parte do que chamamos anamnese.

Ana do grego “trazer de novo” e mnesis “memória” se refere a relembrar todos os aspectos que contribuíram para que o desequilíbrio presente se manifestasse no corpo da pessoa.

A mais comum forma de anamnese é feita primeiramente com a coleta de dados como nome, contato, queixa principal, motivo da busca de atendimento, histórico de doenças, histórico familiar, história do desenvolvimento da queixa atual, terapias experimentadas anteriormente e outros dados importantes questionados ao paciente.

Segue uma sequencia que passa pela observação, exame físico estático e dinâmico, identificação de compensações articulares, reflexos, palpação e testes de mobilidade, força, alongamento, amplitude de movimento e outros aspectos da condição física, formando uma imagem e permitindo ao terapeuta observar quais são as restrições, de onde surgem e como se manifestam, localmente ou outras partes do corpo.

Muito comum é a anamnese considerar tocar o paciente como uma última etapa a ser executada. Porém na Ásia é comum o toque realizar a própria anamnese. Terapeutas experientes utilizam as mãos, percebendo através do tocar a história e a condição de desequilíbrio do paciente. Osteoporose ou outras doenças graves podem ser identificadas desta forma e ouvindo o corpo com a palma da mão o profissional traça um roteiro de tratamento sem muito conversar com o paciente. Muitas vezes, as informações dadas por quem é atendido são consideradas uma interferência na interpretação dos sinais dados pelo corpo.

Seja qual for à forma de avaliação, é importante conhecer como age o corpo diante de condições normais de equilíbrio para assim poder reconhecer os desequilíbrios.

Além disto, independente do método utilizado de realizar a avaliação é interessante que o terapeuta crie um método sequencial de análise para evitar esquecimentos, a fim de que nada passe despercebido. Lembrando que é na anamnese que iremos identificar os desequilíbrios e criar um prognóstico, selecionar as ferramentas que poderemos utilizar no atendimento, determinar o ponto inicial da terapêutica podendo assim traçar uma forma de avaliar a evolução da mesma.

Baixe ficha de anamnese em nosso site através do link: https://www.diegomarquete.com/anamnese

#advancedthaimassage #abdominalthaimassagem #thaimassagemavançado #diegomarquetethaimassage #itmthaimassage #thaimassage #thaiyogamassage

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean