:: Abdomen, o centro do Universo
- Diego Carlos Marquete

- 24 de out.
- 2 min de leitura
por Diego Marquete

A medicina Lanna e a medicina do Siam, que uniu conhecimentos locais com outros de origem árabe e grega, ensinam que tudo que existe no universo é formado por 42 partes fundamentais e denominam a união destas partes como Mahàsrot, que na antiga língua da Tailandia, quer dizer “O Grande Canal ou Fluxo da Vida”.
Mahàsrot é a força que integra estes 42 componentes e concede ânimo, criando movimentos que definem o homem e o universo. Não houvesse Mahàsrot, tudo seria apenas matéria morta, sem nenhuma função ou energia. Mahàsrot está no universo e na constituição de cada ser que este universo habita.
Os 42 componentes definidos se dividem em quatro elementos: fogo, vento, terra e água, sendo que cada elemento possui um número de componentes, determinado por uma numerologia intíma da espiritualidade budista. O fogo é composto de quatro (4) tipos; o vento são seis (6), a água diz respeito a doze (12) líquidos e a terra, consiste de vinte (20) sólidos. Esta conjunção forma tudo que existe no universo, inclusive o homem. Baseado nestas teorias, o primeiro texto, em formato de poema, da medicina tradicional tailandesa, escrito por Phraya Witchnabudhi, coloca que: “Cada corpo é um universo e o centro do Universo é Sumeru!”
Mas o que é Sumeru? Sumeru é o nome utilizado na Tailândia para o Monte Meru, considerado por inúmeras correntes espirituais como o centro energético do Universo. No corpo humano, este centro é o abdômen. O abdômen guarda toda carga energética, espiritual e serve como eixo para o equilíbrio físico. Acessar o abdômen é aproximar-se da origem do Universo que é cada indivíduo e tratar a partir dali.
As ilustrações dos textos da da medicina tailandesa, definem pontos no abdômen utilizados para tratar inúmeros problemas, comuns como dores físicas e mais sérios como paralisias de membro inferior. Pontos utilizados para questões emocionais e energéticas, pontos indicados para o equilíbrio dos quatro elementos. Os principais, em volta do umbigo, porta de acesso para a principal concentração de energia do corpo. O umbigo na mística médica thai concentra a energia da vida. Avaliar o umbigo é avaliar a harmonia dos quatro elementos.



Comentários