O elemento Vento e as linhas Sen

Atualizado: Mai 21

por Diego Carlos Marquete


Os Puranas, textos ancestrais encontrados na Índia, definem que, o que diferencia a vida da morte é o vento que circula internamente pelo indivíduo. Ideia encontrada na tradição médica tailandesa, aonde o vento recebe o nome de “lom”, distribuído nos  tecidos e circulando pelos canais de energia que são denominados como “Sen”.

Em condições normais de bem-estar, “lom” flui proporcionando ânimo e vitalidade. Quando a saúde é desequilibrada, “lom” circula pobremente ou fica estagnado em um determinado ponto do corpo, causando cansaço, tristeza, dor muscular e articular, falta de ânimo, fadiga e desequilíbrio dos demais elementos. A thai massagem tem como objetivo principal, estimular este fluxo de vento pelos canais e pontos. Esta crença de pontos energéticos e em linhas, por onde circula uma força interna responsável por garantir a vida e fornecer disposição para as atividades, é um conceito importante na prática da terapia manual tailandesa e está presente em cerca de noventa e cinco (95) tradições médicas da humanidade, desde os videntes indianos, denominados rishis, aos índios Qeros no Peru. 

O conceito de uma energia interna, presente em cada célula e responsável pela vida em toda a estrutura corporal é descrita pelos tailandeses pelo termo “palang sak” e na Índia atende pelo nome de “prana”, na China “chi”, no Japão “ki”, no Tibet “tsog lung”, no Peru “animu” e para a medicina antiga dos gregos, “pneuma”. Pneuma , que no grego quer dizer “respiração, alma ou espírito”.

Esta definição, que assemelha a energia interna à respiração é percebida nas diferentes culturas e aproxima o elemento vento, do sistema de elementos da medicina tailandesa, da energia interna. O vento, é considerado como o elemento mais importantes do sistema de elementos tailandês, o primeiro a desiquilibrar e o primeiro a ser trabalhado.

Cabe também salientar que, o fluxo do vento é dependente de estados emocionais positivos e equilibrados, como alegria e contentamento, descanso necessário, alimentação não tóxica, perfeito funcionamento dos órgãos viscerais, prática de exercícios físicos.

O fluxo do vento de dá pelos canais de energia denominados “Sen”. Ao todo, 72 mil canais circulam pelo nosso corpo, distribuindo o vento e garantindo o movimento dos tecidos e suas funções. É correto afirmar que a boa saúde depende do integral movimento de nosso corpo, seja este movimento abstrato como os pensamentos, ou concreto, como o movimento do sangue nas artérias, dos intestinos, pulmões, articulações e músculos.

Apesar de haverem 72 mil canais de energia, a thai massagem atenta a dez principais que tem origem ao redor do umbigo. Estes conceitos fazem parte de um sistema médico com mais de 2500 anos e mesmo que ainda não se tenha comprovado cientificamente a existência das mesmas, inúmeros artigos demonstrando benefícios e resultados positivos na prática clínica já foram relatados. 

42 visualizações

© 2011 -  DIEGO CARLOS MARQUETE - Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução de conteúdos deste site desde que seja citado a fonte e o autor.

SIGA-NOS:

  • YouTube
  • Instagram
  • w-facebook
  • Twitter Clean