top of page

As causas de adoecimento na medicina tradicional tailandesa

por Diego Marquete


As causas de adoecimento na medicina tradicional tailandesa são classificadas em: causas naturais, não naturais e kármicas. Entre as causas naturais, seis são descritas: desequilíbrio dos elementos; mudança de estação; mudanças ocasionadas pela idade; mudanças relacionadas as horas do dia, ou seja, não cumprimento das atividades de acordo com o ritmo circadiano; mudanças de clima e região em que vivemos e hábitos de rotina diários prejudiciais à saúde.

O desequilíbrio dos elementos é o cerne que guia a escolha terapêutica de pontos e fa orma de abordagem na thai massagem e, todas as outras formas de desequilíbrios, estão interligadas ao estado dos elementos, influenciando ou sendo influenciados por eles.

Além das causas naturais de adoecimento, há também causas não naturais e causas kármicas, sendo que, as causas não naturais incluem crenças espirituais da cultura tailandesa, rica em assuntos místicos como fantasmas e espíritos, os quais, através de possessão ou simplesmente por sua presença próxima, afetam o elemento vento.

Os tailandeses acreditam muito em fantasmas e espíritos, sendo comum a construção de pequenos templos em frente suas construções, denominados “casa dos espíritos”. Estes, servem de oratórios, para prestarem respeito à antigos moradores e espíritos que possam estar naquele local.

Outra forma não natural de adoecimento, é através da conexão com deidades e de promessas não cumpridas. A Magia é uma terceira forma não natural de adoecimento e à qual muitos temem na Tailândia. Como quarta forma não natural, as lesões provocadas por armas de fogo, atingindo diretamente o elemento terra. A quinta causa, são os acidentes. Acidentes como queda, perfurações ou outra forma de ferir o corpo e assim desequilibrar o elemento terra. Como sexta e última causa não natural de adoecimento, estão os envenenamentos, sendo o elemento em desequilíbrio definido de acordo com o tipo de envenenamento.

O budismo, presente na cultura médica, esta presente na ideia do karma na medicina. Toda ação realizada, gera segundo os budistas, um mérito, o qual é chamado de punya. O resultado destes méritos é chamado de karma. Karma não é uma punição, podendo ser bom ou ruim, dependendo dos méritos gerados pelas nossos pensamentos, palavras e ações.

O karma passado diz respeito ao resultado de ações e decisões realizadas numa vida passada. O karma presente é o resultado das ações mais próximas e desta vida, podendo etes serem duas causas de adoecimento e interferência no fluxo da energia vital.





207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page